Neoenergia e Prefeitura de Triunfo iniciam substituição de lâmpadas por LED, promovendo eficiência energética e iluminação mais segura e sustentável

A Neoenergia Pernambuco e a prefeitura de Triunfo estão realizando uma parceria para substituir aproximadamente mil pontos de iluminação pública do município por luminárias LED. O anúncio foi feito em uma cerimônia realizada na sede do poder municipal nesta terça-feira (9).

Essa ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo é promover o uso eficiente da energia e tornar Triunfo, um destino turístico ainda mais iluminado para moradores e visitantes.

O processo de substituição das luminárias já está em andamento, e a previsão é que seja concluído até o final desta semana. A próxima etapa consiste em compilar as informações coletadas e realizar um projeto luminotécnico, que visa identificar a luminária LED mais adequada para cada ponto de iluminação. Para isso, a equipe técnica leva em consideração as normas e a luminosidade mínima exigida para cada via.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, essa ação de eficiência energética é uma continuidade dos investimentos da empresa em Triunfo. No final do ano passado, a Neoenergia entregou a iluminação cênica do Theatro Cinema Guarany, que se tornou o principal ponto turístico da cidade.

Além de melhorar a qualidade de vida e a segurança da população, a iniciativa também traz benefícios ambientais. As luminárias LED possuem uma vida útil maior e não contêm materiais tóxicos em sua composição, reduzindo o impacto no meio ambiente. Além disso, o consumo de energia pode ser reduzido em até 40% em comparação com os modelos tradicionais de iluminação pública.

O prefeito Luciano Bonfim demonstrou gratidão e reconhecimento pela parceria com a Neoenergia, ressaltando a importância das ações da empresa no município. Ele destacou que, além de melhorar a segurança e reduzir os custos com energia, as iniciativas da companhia também têm impacto positivo na inclusão social.

Essa substituição das lâmpadas de iluminação pública está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, especialmente os objetivos 11 e 17. O objetivo 11 busca tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, enquanto o objetivo 17 visa fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Portanto, a parceria entre a Neoenergia e a prefeitura de Triunfo representa um avanço significativo para o município, proporcionando uma iluminação mais eficiente, sustentável e segura, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo