Israel ataca ‘alvos terroristas’ do Hezbollah no Líbano e teme aumento do conflito com Hamas

As Forças de Defesa Israelenses (FDI) anunciaram no último sábado que realizaram ataques contra duas “células terroristas” perto da fronteira com o Líbano, em resposta aos lançamentos em direção ao norte de Israel. O ministro da defesa israelense, Yoav Gallant, afirmou que o grupo Hezbollah, milícia xiita libanesa, está pagando um “preço alto” pelos ataques recentes ao norte de Israel.

De acordo com as informações divulgadas pelas FDI, uma célula terrorista lançou um foguete em direção a Har Dov, ao norte de Israel, que caiu em uma área aberta. Em resposta, os soldados das FDI identificaram a célula terrorista e a atacaram. Além disso, terroristas lançaram um míssil antitanque em direção à área de Margaliot, também no norte de Israel, e novamente foram identificados e atacados pelas forças militares israelenses. Durante os ataques, foram identificados acertos em ambos os casos.

O Hezbollah é uma milícia xiita libanesa que possui mais tropas e um melhor arsenal do que o grupo Hamas. Além disso, o Hezbollah possui grande profundidade estratégica graças ao corredor formado pelo Líbano, Síria, Iraque e Irã. O grupo possui um arsenal de mísseis, incluindo mísseis de alta precisão, e também foguetes e drones. Durante a guerra de 2006, o Hezbollah disparou cerca de 4 mil foguetes contra Israel, de um arsenal estimado em cerca de 15 mil foguetes.

O envolvimento do Hezbollah nos combates atuais aumenta ainda mais a preocupação com a escalada do conflito entre Israel e grupos extremistas. O ministro Yoav Gallant alertou que os desafios tendem a se tornar maiores e que é preciso estar pronto para qualquer situação. O Hezbollah é conhecido por sua intensa participação na Guerra da Síria ao lado de Bashar al-Assad, o que lhe proporcionou experiência de combate e presença persistente na região.

A região norte de Israel faz fronteira com o Líbano, onde as células terroristas foram atacadas, e as Forças de Defesa Israelenses estão prontas para responder a qualquer ameaça. O conflito entre Israel e grupos extremistas representa uma preocupação não apenas para a segurança da região, mas também para a estabilidade global. A comunidade internacional deve acompanhar de perto a evolução dos acontecimentos e buscar soluções diplomáticas para evitar uma escalada ainda maior de violência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo