Policiais recebem qualificação para atendimento humanizado no combate à violência contra a mulher

A Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Secretaria da Mulher (SecMulher) deram início nesta sexta-feira (27) à primeira turma da Missão Acolhimento, uma qualificação voltada para policiais civis e militares que atuam na Região Metropolitana do Recife no combate à violência de gênero contra as mulheres. Composta por 27 policiais civis e 48 policiais militares, a qualificação tem como objetivo fortalecer o atendimento às vítimas, proporcionando um ambiente acolhedor, onde lhes seja assegurado proteção e respeito.

A primeira turma da Missão Acolhimento conta com disciplinas que vão desde conhecimentos teóricos até instruções práticas, com a duração de oito horas, sendo realizada no auditório da SDS. É fundamental que os profissionais da segurança estejam capacitados e atualizados para receber as vítimas e fornecer a proteção necessária. Com essa parceria entre a SDS e a SecMulher, espera-se ampliar a forma de atuação no combate à violência de gênero, garantindo a integridade e a vida das mulheres.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressalta a importância de capacitar os servidores da segurança para que estejam preparados para um atendimento humanizado. Já a secretária da Mulher, Mariana Melo, destaca que falar sobre a política de mulheres é fundamental para que cada profissional esteja envolvido e pronto para atender as mulheres de forma empática e respeitosa, especialmente no momento em que elas estão mais fragilizadas.

A qualificação dos policiais é uma iniciativa fruto das escutas do Ouvir Para Mudar e reforça o compromisso das instituições em combater a violência de gênero e proteger as mulheres. Através da Missão Acolhimento, a SDS e a SecMulher buscam promover um atendimento mais humano e eficaz, que garanta o acolhimento e o apoio necessário às vítimas.

A expectativa é de que essa iniciativa seja ampliada e que cada vez mais servidores da segurança sejam capacitados para atuar de forma eficiente no combate à violência contra as mulheres. Com o apoio e o engajamento de toda a sociedade, é possível promover um ambiente mais seguro e igualitário para todas as mulheres, garantindo seus direitos e sua dignidade. A primeira turma da Missão Acolhimento é apenas o começo dessa jornada de transformação e comprometimento com a segurança e o bem-estar das mulheres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo