Repatriação de brasileiros no Oriente Médio: Operação Voltando em Paz resgata 33 pessoas em complexa operação na Cisjordânia.

Na manhã desta quarta-feira (1°), mais um importante passo foi dado na operação Voltando em Paz, que visa repatriar brasileiros que se encontram em meio à zona de guerra no Oriente Médio. Dessa vez, a ação aconteceu na região da Cisjordânia, onde a Representação Brasileira em Ramala organizou uma operação de resgate para trazer de volta ao Brasil 33 pessoas de 12 famílias que manifestaram interesse em retornar ao país.

Do grupo de resgatados, há 12 homens, 10 mulheres, 11 crianças e 6 idosos. Para garantir a segurança de todos durante o trajeto, a representação do Brasil alugou ônibus e vans que foram identificados com a bandeira do país. As placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel, a fim de evitar possíveis bombardeios.

Após percorrerem cerca de 11 cidades na Cisjordânia, os passageiros chegaram à cidade de Jericó, onde realizaram os trâmites migratórios. Em seguida, embarcaram em um ônibus fretado pelo governo brasileiro, que os levou até Amã, capital da Jordânia, em uma viagem de aproximadamente uma hora.

No Aeroporto Internacional Queen Alia, os brasileiros repatriados serão embarcados em uma aeronave da Presidência da República, com previsão de decolagem ainda hoje. O destino final no Brasil será a Base Aérea de Brasília, de onde cada família seguirá para sua cidade de destino. Foz do Iguaçu receberá 8 pessoas, São Paulo 5, Florianópolis 4, Recife 3, Rio de Janeiro 3, Fortaleza 3, Curitiba 2, Goiânia 2, Brasília 2 e Porto Alegre 1.

Essa operação faz parte de um esforço conjunto das autoridades brasileiras para trazer de volta ao país os brasileiros que se encontram em situação de risco no Oriente Médio. A Operação Voltando em Paz já realizou diversos resgates bem-sucedidos, garantindo a segurança e o retorno dessas pessoas aos seus lares.

Segundo o embaixador Alessandro Candeas, essa ação de resgate na Cisjordânia foi meticulosamente planejada e executada, levando em consideração todas as questões de segurança necessárias. O governo brasileiro está empenhado em garantir a segurança de seus cidadãos e facilitar o retorno deles ao país, oferecendo todo o suporte e apoio necessário durante todo o processo.

A expectativa é que a operação de repatriação continue nos próximos dias, visando trazer de volta para o Brasil aqueles que ainda se encontram em áreas de conflito no Oriente Médio. O esforço conjunto entre a Representação Brasileira, as autoridades locais e o governo brasileiro tem sido fundamental para o sucesso dessas operações e para a garantia da segurança e bem-estar dos brasileiros que desejam retornar ao seu país de origem.

É importante ressaltar que a Operação Voltando em Paz não tem previsão de conclusão, já que o objetivo é resgatar todos os brasileiros que desejam retornar ao país e garantir a paz e a segurança para todos. O empenho das autoridades brasileiras, aliado ao apoio das autoridades locais, tem sido determinante para o sucesso dessa operação e para o retorno em segurança dos brasileiros que estavam em situação de risco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo