Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprova projeto que promove intercâmbios em segurança pública através da Renaesp.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3130/19, que tem como objetivo incluir entre as metas da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) a promoção de intercâmbio e treinamento em instituições estrangeiras na área.

O relator da proposta, o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN), ressaltou a importância da Renaesp como parte do Sistema Integrado de Educação e Valorização Profissional (Sievap). Segundo ele, a proposta visa promover a troca de experiências e conhecimentos com profissionais estrangeiros, contribuindo para o aprimoramento das práticas de segurança pública no Brasil.

O projeto foi previamente aprovado pelo Senado e propõe alterações na lei que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). De acordo com o texto, as despesas com os cursos no exterior serão custeadas pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), promovendo assim o aperfeiçoamento dos profissionais da área.

O senador Marcos do Val (Podemos-ES), autor da proposta, destacou que a realização de intercâmbios e trocas de conhecimento com profissionais estrangeiros permitirá a quebra de paradigmas na área de segurança pública, contribuindo para a inovação e a busca de melhores práticas.

O projeto segue em caráter conclusivo, o que significa que ainda será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado, seguirá para a sanção presidencial.

A proposta foi elogiada pelos membros da comissão, que ressaltaram a importância de promover a troca de experiências e conhecimentos com profissionais estrangeiros, contribuindo para a inovação e o aprimoramento das práticas de segurança pública no Brasil.

Agora, o projeto aguarda a análise das comissões responsáveis e, caso aprovado, seguirá para a sanção presidencial. A medida tem o potencial de contribuir significativamente para a melhoria da segurança pública no país e para a formação de profissionais mais capacitados e atualizados em relação às práticas internacionais na área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo