Ministério da Defesa e Defesa Civil Nacional auxiliam no combate aos incêndios no Norte do Pantanal em Mato Grosso.

Brigadistas federais estão atuando na região do Pantanal para combater os incêndios que assolam a área. As operações de combate ao fogo são coordenadas em conjunto por diversos órgãos federais, como o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Federal, que estabeleceram uma sala de situação em Porto Jofre (MT) e pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman).

O anúncio foi feito em uma reunião emergencial que ocorreu no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por integrantes dos governos federal e de Mato Grosso, e informou que a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Defesa vão atuar em conjunto no combate aos incêndios que estão ocorrendo no norte do Pantanal.

Desde o início das ocorrências, 87 incêndios foram combatidos no Pantanal, incluindo o Parque Nacional (Parna) do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Dorochê e propriedades próximas no norte de Mato Grosso. Os incêndios já atingiram grandes áreas de vegetação, com 27 mil hectares (ha) no Parna e 23 mil hectares na RPPN.

O governo federal planejou ações preventivas para combater os incêndios no Pantanal desde janeiro. Em maio, foi lançado o Plano de Ação para o Manejo Integrado do Fogo no Pantanal, que conta com a participação da sociedade civil e dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essas ações envolvem o esforço de mais de 3.500 brigadistas federais em todo o país, com um aumento de 12% em comparação com o ano anterior. Além disso, o estado de Mato Grosso contou com um aumento de 23% dos brigadistas em relação a 2022.

O combate aos incêndios no Pantanal mobilizou uma força-tarefa considerável, com a participação de variados órgãos e entidades, em uma ação conjunta que pretende minimizar as perdas ambientais decorrentes dos incêndios. A atuação coordenada do governo federal e dos governos estaduais demonstra um esforço conjunto para enfrentar essa emergência ambiental e zelar pela preservação da biodiversidade no Pantanal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo