Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco confirma circulação de sorotipo 3 da dengue após 15 anos

Nesta terça-feira (28), o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) confirmou quatro amostras positivas para o sorotipo 3 da dengue, sem registro no Estado há mais de 15 anos. De acordo com a Diretoria Geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a circulação do tipo da dengue em território nacional já havia sido identificada nos últimos meses. Dessa forma, a chegada em Pernambuco era esperada. Registrados na cidade do Paulista, os casos fazem parte de uma série de confirmações da doença neste ano.

“É importante salientar que, diferente do Chikungunya e do Zika, que só possuem um sorotipo e infectam as pessoas apenas uma vez, a dengue possui quatro sorotipos diferentes. Um cuidado a mais nesse tipo de circulação é que pessoas que pegaram outros sorotipos, em outras circunstâncias, acabam por ficar mais vulneráveis a desenvolver a dengue em sua forma mais grave”, explicou o diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-PE, Eduardo Bezerra.

Para evitar a disseminação da doença, o Plano de Contingência das Arboviroses do Estado de Pernambuco para o ano de 2024 foi antecipado. Além disso, a diretoria da Vigilância Ambiental destaca que a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti pode ter o número reduzido por meio de medidas simples de prevenção. Entre as ações que podem ser adotadas estão: não juntar entulhos que possam promover o acúmulo de água, realizar a limpeza de vasos, calhas e demais locais usados para o armazenamento de água, como caixas d’água, baldes, garrafas e vasos de plantas, além do uso de repelentes.

Em caso de sintomas como febre e manchas na pele, além de dor nos olhos, conjuntivite, dor no corpo e nas articulações, dores de cabeça ou outra manifestação, o cidadão deverá buscar por atendimento médico. O diagnóstico precoce é considerado fundamental para evitar o agravamento da doença ou um possível óbito.

Essa notícia preocupa as autoridades de saúde, uma vez que a dengue pode ser perigosa, especialmente quando se trata de um sorotipo que não circulava há mais de uma década. Por isso, é essencial que a população esteja atenta às medidas preventivas e busque atendimento médico ao menor sinal da doença. A SES-PE está atuando para conter a propagação do vírus e evitar um surto de dengue no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo