Jovens ativistas brasileiras participam da COP28 para defender direitos das crianças e combater mudanças climáticas no Brasil.

—————-

Três jovens ativistas ambientais brasileiras foram selecionadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro. Maria Eduarda Silva, de 20 anos, vinda do município de Bonito (PE), Sofia Oliveira do Rosário, de 17 anos, da Ilha de Cotijuba, em Belém, e Larissa Napoli, de 26 anos, de São Paulo, são as representantes brasileiras no evento.

O convite às três jovens reforça o compromisso do Unicef em garantir a participação ativa da juventude em debates e tomadas de decisões que impactam diretamente suas vidas. De acordo com um estudo divulgado pelo Unicef em 2022, intitulado “Crianças, Adolescentes e Mudanças Climáticas no Brasil”, 40 milhões de crianças e adolescentes estão expostos a mais de um risco climático ou ambiental, o que prejudica a garantia de seus direitos.

“A participação das três jovens, vindas de diferentes regiões do Brasil, fortalece o debate para a criação de soluções e a reafirmação de compromissos para com a juventude, a fim de oferecer uma resposta à crise climática. Afinal, são as crianças e os adolescentes os mais afetados pelas mudanças climáticas e, por isso, precisam estar presentes nos espaços de tomada de decisões”, afirmou Rayanne França, oficial de participação e desenvolvimento de adolescentes do Unicef.

A pauta climática é uma das prioridades do Unicef, e a COP28 oferece à juventude a oportunidade de compartilhar e multiplicar conhecimentos, bem como de acompanhar as negociações que ocorrem no evento, já que o futuro é deles.

Maria Eduarda Silva, que é ativista pelos direitos de crianças e adolescentes e ativista climática, atua com ações de combate às mudanças climáticas no semiárido brasileiro desde os 14 anos. Atualmente, ela representa o Brasil na rede Unicef Youth Leadership Network Action for Climate e é estudante de Relações Internacionais e Estudos para a Paz e Transformação de Conflitos. Ela foi nomeada recentemente como Defensora da Juventude pelo Unicef Brasil.

Larissa Napoli, arquiteta e urbanista formada pela Universidade de São Paulo, participou da iniciativa Chama na Solução, do Unicef e da Viração Educomunicação, em 2022, e coordena o projeto Quebrada Agroecológica, que promove ações no território de São Paulo e debate segurança hídrica e agroecologia nas comunidades do Brasil.

Sofia Oliveira do Rosário, da comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém, é conselheira do Tá Selado, iniciativa de participação cidadã da Prefeitura de Belém, no distrito de Outeiro, é ativista pelo direito das mulheres e participa do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém. Há dois anos, ela tem participado de iniciativas do Unicef Belém com foco em empoderamento de meninas e mudanças climáticas.

As jovens ativistas estão no evento para dar visibilidade às suas comunidades e promover mudanças e soluções para combater as mudanças climáticas em suas respectivas regiões. A participação delas na COP28 é um passo importante para garantir que a voz da juventude seja ouvida e considerada nas discussões globais sobre o clima e o futuro do planeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo