Campanha da SBG leva alerta sobre riscos do glaucoma aos cinemas de 125 cidades do Brasil

Campanha nos cinemas alerta sobre os riscos do glaucoma

Durante os dias 7 e 15 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) promoverá uma campanha em 125 cidades do Brasil. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do glaucoma, a causa mais comum de cegueira irreversível no mundo, por meio da exibição de um filme de 29 segundos. A iniciativa visa mostrar a importância dos exames preventivos com oftalmologistas e chamar a atenção para as consequências devastadoras da doença.

O presidente da SBG, Roberto Galvão Filho, ressaltou o impacto da perda de visão causada pelo glaucoma, enfatizando que a deficiência visual é definitiva. A campanha pretende atingir cerca de 150 mil pessoas e informar sobre a existência da doença, incentivando as pessoas a procurar tratamento oftalmológico o mais cedo possível.

Apesar de ser a principal causa de cegueira no mundo, o glaucoma ainda é desconhecido por grande parte da população. De acordo com uma pesquisa realizada pela SBG, 90% dos participantes ignoravam que já apresentavam sinais de risco da doença. Estima-se que 2,5 milhões de pessoas vivem com glaucoma no Brasil, e no mundo, há pelo menos 3,6 milhões de cegos e 4,1 milhões de indivíduos com deficiência visual moderada a grave devido a essa condição.

O dossiê elaborado pela SBG revelou que em 2022 foram realizadas 10.805.942 consultas oftalmológicas pelo SUS em todo o Brasil. No entanto, o número de visitas anuais ao oftalmologista ainda é baixo, contribuindo para a descoberta tardia do glaucoma, o que torna o tratamento mais difícil, caro e menos eficaz.

O glaucoma não tem cura, mas com diagnóstico precoce, é possível conter o avanço da doença. A consulta anual ao oftalmologista é fundamental para identificar a condição em estágios iniciais. A doença afeta a visão periférica do olho, tornando-a gradativamente mais difícil. A pressão intraocular e fatores como diabetes, hipertensão arterial, miopia e predisposição genética são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do glaucoma.

O tratamento para o glaucoma está disponível no SUS para pacientes de todos os estados. O acesso ao tratamento, que inclui desde colírios até cirurgias, é fundamental para controlar a doença e minimizar os impactos na qualidade de vida dos pacientes.

Dessa forma, a campanha nos cinemas busca conscientizar a população sobre a importância de exames oftalmológicos regulares, a fim de prevenir a cegueira causada pelo glaucoma. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre os perigos da doença e incentivar a busca por cuidados preventivos, com o intuito de preservar a visão e a qualidade de vida.

Com uma abordagem impactante e informativa, a campanha da SBG busca se tornar um marco na luta contra o glaucoma, aumentando a conscientização e incentivando ações proativas para combater essa doença silenciosa.

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