Senado confirma indicação de economistas Rodrigo Teixeira e Paulo Picchetti para direção do Banco Central em votação expressiva.

Nesta terça-feira (12), o Plenário do Senado Federal aprovou por ampla maioria a indicação dos economistas Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti para ocuparem os cargos de diretores do Banco Central. Rodrigo Teixeira recebeu 50 votos favoráveis e apenas três contrários, enquanto Paulo Picchetti obteve 53 votos a favor, quatro contrários e uma abstenção. As indicações já haviam passado por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no final do mês de novembro.

Rodrigo Alves Teixeira, cuja indicação foi relatada na CAE pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), assumirá a vaga deixada por Maurício Costa de Moura, cujo mandato termina no final deste ano. Com graduação, mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Teixeira tem uma sólida formação acadêmica e é atualmente professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Além disso, atua como analista do Banco Central desde 2002 e teve passagens por órgãos como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Ministério do Planejamento, a Casa Civil e a Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex-Brasil).

Por sua vez, Paulo Picchetti, cuja mensagem de indicação foi relatada pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), ocupará o cargo deixado por Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, com término de mandato também em 31 de dezembro. Com formação em Economia pela PUC-SP, mestrado na USP e doutorado na University of Illinois (Estados Unidos), Picchetti tem uma sólida formação acadêmica e experiência como pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de membro do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos no Brasil (Codace).

As nomeações dos economistas representam a continuidade da reformulação da equipe do Banco Central, seguindo a linha de profissionalização e acadêmica do governo. Espera-se que seus conhecimentos e experiências contribuam para as políticas econômicas e regulatórias implementadas pela instituição. Agora, com a confirmação das indicações no Senado, Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti aguardam a publicação no Diário Oficial da União para que possam assumir oficialmente suas funções.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo