Audiência Pública na Câmara dos Deputados discute impactos e benefícios dos medidores de energia inteligentes no setor elétrico

Na terça-feira (12), a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para discutir a tecnologia dos medidores de energia inteligentes. O intuito do debate foi explorar o potencial do Sistema de Medição Centralizada (SMC) em reduzir as perdas não técnicas e os custos do setor elétrico, bem como melhorar a qualidade do serviço prestado ao consumidor.

O evento foi conduzido pelo deputado Geraldo Mendes, representante do estado do Paraná. Durante a audiência, o representante do Inmetro, Marcelo Morais, enfatizou a importância da regulamentação desses aparelhos para garantir a segurança dos medidores centralizados. Essa regulamentação é crucial para assegurar a confiabilidade e a precisão das medições de energia, além de proteger os consumidores de possíveis irregularidades.

Outro ponto destacado na audiência foi a questão do preço da energia elétrica no Brasil. Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, elogiou a iniciativa parlamentar de examinar os medidores centralizados e ressaltou que o preço da energia elétrica no país é um dos mais elevados do mundo. Portanto, a implementação de tecnologias como o SMC poderia ajudar a mitigar esse problema, contribuindo para a redução dos custos e, consequentemente, dos preços ao consumidor.

A audiência foi um importante espaço para reunir especialistas, representantes do governo, entidades do setor elétrico e da sociedade civil para debater os desafios e as oportunidades relacionados aos medidores de energia inteligentes. A discussão evidenciou a relevância de uma regulamentação adequada para essa tecnologia, bem como a necessidade de buscar soluções inovadoras para tornar o setor elétrico mais eficiente e acessível para todos os brasileiros.

Diante dessas reflexões, a Comissão de Minas e Energia se mantém atenta aos avanços tecnológicos e às demandas da sociedade, buscando sempre promover debates e iniciativas que beneficiem o setor elétrico e o consumidor brasileiro. Acompanharemos de perto os desdobramentos dessas discussões e os possíveis impactos no setor energético do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo