Câmara dos Deputados aprova concessão da Medalha Rei Pelé a pessoas e instituições brasileiras destacadas no desenvolvimento do esporte.

Na noite de 20 de dezembro de 2023, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução 129/23, proposto pelo deputado Gilvan Maximo (Republicanos-DF), que institui a Medalha Rei Pelé. De acordo com o projeto, a medalha será concedida anualmente no mês de fevereiro, e seguirá para avaliação do Senado.

O relator do projeto, deputado Luiz Lima (PL-RJ), deu parecer favorável à concessão da medalha, que visa homenagear pessoas e instituições brasileiras que se destacam na contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à promoção ou à garantia do acesso a esportes para pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

A proposta prevê a condecoração de dez pessoas e cinco instituições públicas ou privadas a cada ano, indicadas por qualquer deputado ou deputada e selecionadas por uma comissão julgadora formada pela 2ª Secretaria e pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.

Além disso, o projeto estabelece algumas vedações, como a proibição de indicação de pessoas que exerçam cargos administrativos na Casa ou parlamentares em exercício de seus mandatos. Também é proibido qualquer tipo de patrocínio ou auxílio por parte de pessoas ou organizações externas à Câmara.

A iniciativa visa reconhecer e valorizar os esforços e contribuições no campo esportivo, principalmente daqueles que atuam em prol das camadas mais vulneráveis da sociedade. A concessão da Medalha Rei Pelé é um reconhecimento importante e um estímulo para a continuidade do trabalho em prol do desenvolvimento e da inclusão social através do esporte.

Agora, o projeto segue para apreciação no Senado, onde será debatido e votado pelos senadores. A aprovação desta proposta representará um marco importante no reconhecimento do trabalho de pessoas e instituições que promovem o acesso ao esporte e o desenvolvimento social no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo