Instituto de Matemática Pura e Aplicada divulga resultado da 18ª Obmep com 8,4 mil medalhas e premiações estaduais e nacionais.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado da 18ª edição, premiando estudantes de todo o país. No total, serão distribuídas 8,4 mil medalhas, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil menções honrosas. A iniciativa, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é um esforço para incentivar o estudo da matemática e identificar jovens talentos nessa disciplina.

Este ano, a Obmep premiará separadamente estudantes de escolas públicas e particulares, e o número de premiações para as instituições privadas foi dobrado em comparação com anos anteriores. Além disso, foram criadas premiações estaduais, resultando em um total de cerca de 20,5 mil medalhas estaduais distribuídas. A competição envolveu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio, abrangendo 99,78% dos municípios brasileiros.

Os estudantes premiados na Obmep não apenas receberão medalhas, mas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas para o desenvolvimento acadêmico. Além disso, os participantes de escolas públicas serão beneficiados com uma bolsa de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um aumento de 200% em relação ao valor anterior.

Uma das novidades deste ano é a possibilidade de os medalhistas do nível 3 (ensino médio) da Obmep e de outras quatro olimpíadas de conhecimento concorrerem a uma vaga no Impa Tech, o primeiro curso de graduação do instituto. O curso de bacharelado em matemática da tecnologia e inovação foi criado para qualificar os estudantes para o mercado de tecnologia e inovação, reservando 20% das vagas para alunos com elevado desempenho na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para os coordenadores da Obmep, conquistar uma medalha na competição pode abrir portas para os estudantes, inclusive para ingressarem em universidades. O curso do Impa Tech, que terá início em 2024, reserva 80% de suas vagas para medalhistas das olimpíadas.

Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a Obmep busca estimular o estudo da matemática e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, fornecendo material didático de qualidade para um maior número de alunos brasileiros. A competição é uma importante iniciativa para incentivar o desenvolvimento acadêmico e científico dos estudantes, ajudando a identificar talentos na área da matemática.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo