Presidente Lula anuncia programa para destinar prédios públicos sem uso para moradia popular a partir de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em uma cerimônia realizada no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, na última sexta-feira (22), que lançará no início de 2024 um programa que destinará prédios públicos sem uso pelo governo federal para moradia popular. A declaração foi feita durante a 20º edição do Natal dos Catadores, que contou com a participação de mais de 2 mil catadores de materiais recicláveis e pessoas em situação de rua, além de ministros do governo.

Lula destacou a importância de oferecer moradia digna para a população e mencionou que há prédios e terrenos que podem ser transformados em moradia, contribuindo para a redução do déficit habitacional no país. O presidente também orientou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a fazer a distribuição dos imóveis da União sem uso, citando como exemplo os mais de 3 mil imóveis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão sem utilidade no momento.

Durante a cerimônia, o governo federal oficializou a cessão de um terreno da União, com área de 2,5 mil quilômetros quadrados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) do Distrito Federal, à Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Cerrado. A ministra Esther Dweck enfatizou que a iniciativa cumpre a missão de destinar para uso social os imóveis da União inativos, dentro do futuro Programa de Democratização dos Imóveis da União, que será formalizado em 2024.

A doação do terreno no Distrito Federal beneficiará 120 famílias de catadores da associação e representa uma vitória importante para a entidade, que luta há anos pela garantia de um local para desenvolver suas atividades. A presidente da associação, Raimunda Nonata da Silva, agradeceu a doação do terreno que abrigará a sede da associação e ressaltou a importância de acreditar na realização dos sonhos.

Além do anúncio do programa de moradia popular, a cerimônia também marcou o encerramento da décima edição da ExpoCatadores 2023, um evento organizado pelo Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis, que durou quatro dias e reuniu profissionais e especialistas da área. O encontro sobre resíduos sólidos e reciclagem do país também faz parte das ações em prol da valorização e reconhecimento do trabalho dos catadores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo