Vendas de Natal nos EUA aumentam 3,1% em 2023, impulsionadas por gastos em vestuário e restaurantes

De acordo com um relatório preliminar divulgado nesta terça-feira pela Mastercard SpendingPulse, as vendas de Natal nos Estados Unidos tiveram um aumento de 3,1% em 2023 em comparação com o ano anterior. Entre os setores que registraram as maiores despesas durante o período de 1º de novembro a 24 de dezembro, destacam-se o vestuário e os restaurantes, enquanto o consumo de eletrônicos e joias teve uma diminuição.

O relatório da Mastercard sobre compras de fim de ano está em sintonia com as estimativas feitas pela Federação Nacional de Varejistas (NRF), que descreveu os consumidores como beneficiados pelo mercado de trabalho, mas afetados por taxas de crédito mais altas. No entanto, o crescimento das vendas natalinas deste ano é inferior ao aumento das vendas da temporada de 2022, que foi de 5,3%, e está bem abaixo do registrado no mesmo período de 2021, que foi de 14,1%, de acordo com a NRF.

“Este ano, o consumidor se presenteou, gastando de forma deliberada”, comentou a economista-chefe do Mastercard Economics Institute, Michelle Meyer. Segundo ela, há uma tendência de que os consumidores estejam dispostos a investir em itens específicos, como roupas e refeições, ao invés de em eletrônicos e joias.

Mesmo com o crescimento das vendas, os números ficaram abaixo das expectativas da NRF e refletem um comportamento mais cauteloso dos consumidores em comparação com os anos anteriores. Além disso, a variação é um reflexo das condições econômicas atuais e das mudanças de preferência dos consumidores. Com o mercado de trabalho em ascensão e taxas de crédito mais altas, os consumidores estão se mostrando mais cautelosos em seus gastos durante a temporada de férias.

Com isso, o mercado norte-americano tem enfrentado mudanças significativas no comportamento dos consumidores e também nos setores que mais têm se destacado. O relatório da Mastercard SpendingPulse deixa evidente que as tendências de consumo estão em constante transformação e que é importante estar atento a essas mudanças para entender as dinâmicas do mercado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo