Ranking revela os 10 alimentos mais ricos em nutrientes essenciais, segundo estudo de universidade dos EUA

Novas pesquisas científicas realizadas nos Estados Unidos promoveram a classificação dos alimentos de acordo com sua densidade nutricional. De acordo com a análise, onde foram levados em consideração a quantidade de nutrientes essenciais e as calorias presentes em cada alimento, agrião, couve e folhas de beterraba se destacaram como os mais ricos em nutrientes.

Segundo Jennifer Di Noia, professora associada de Sociologia da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos EUA, a pesquisa pretendeu fornecer uma ferramenta mensurável para a educação nutricional e orientação dietética, marcando a primeira vez em que os valores nutricionais das frutas foram classificados. Conforme a análise, foram selecionados 41 alimentos cuja densidade de nutrientes foi avaliada por especialistas, que calcularam a quantidade presente de 17 nutrientes essenciais, como fibras, potássio, cálcio, proteínas, entre outros, em relação ao número de calorias em cada um deles.

O grande destaque da pesquisa foi o ranking elaborado com os dez alimentos mais ricos em nutrientes, onde o agrião liderou a lista como o alimento mais saudável de todos. Além disso, a alface chinesa, acelga, folha de beterraba, espinafre, chicória, alface, salsinha, alface-romana e couve também foram listados como os principais alimentos do ranking.

Segundo os cientistas que conduziram a pesquisa, as pontuações podem direcionar os consumidores para suas necessidades diárias de energia e como obter melhor os nutrientes de seus alimentos. Além disso, as classificações proporcionam clareza sobre a qualidade nutricional dos alimentos, auxiliando na seleção de itens mais densos em nutrientes dentro do grupo.

Essa nova pesquisa oferece insights valiosos para uma alimentação mais saudável e equilibrada, destacando a importância de consumir alimentos ricos em nutrientes essenciais, como agrião, couve e folhas de beterraba. Essas descobertas podem contribuir significativamente para a melhoria dos hábitos alimentares e a promoção de uma dieta mais balanceada e saudável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo