Comissão de Turismo da Câmara aprova desconto em hotéis para pessoas com deficiência após projeto de lei de Paulinho Freire.

Projeto de Lei garante desconto em hotéis para pessoas com deficiência

No mês de dezembro, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece um desconto de 10% na diária de hotéis ou pousadas para pessoas com deficiência, nos casos em que esses estabelecimentos não ofereçam dormitórios acessíveis por razões técnico-estruturais.

Isso se deve ao fato de que o Estatuto da Pessoa com Deficiência já demanda que hotéis e pousadas disponibilizem pelo menos 10% dos dormitórios com acessibilidade, tendo um mínimo de uma unidade. O novo projeto de lei visa garantir que, nos casos em que isso não seja possível por questões estruturais, a pessoa com deficiência tenha direito a um desconto na diária, desde que o estabelecimento comprove essa impossibilidade por meio de laudo técnico estrutural.

Além disso, o projeto estabelece que o descumprimento dessa regra sujeita o infrator a multa ou suspensão do alvará de funcionamento. O texto foi aprovado na forma de substitutivo do deputado Paulinho Freire (União-RN) ao Projeto de Lei 230/19, do ex-deputado Roberto de Lucena (SP).

De acordo com Freire, o projeto traz uma solução inteligente para a questão, tornando mais justa a competição entre os meios de hospedagem já existentes e garantindo um benefício econômico para as pessoas com deficiência que se hospedam em dormitórios pouco acessíveis.

Além do desconto, o projeto prevê que um aviso sobre o direito à redução na diária seja colocado em local visível no hotel, e que os sites dos estabelecimentos informem sobre as unidades para pessoas com deficiência. O projeto ainda está em tramitação e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), tendo como relator o deputado Paulinho Freire.

Essa proposta recebeu apoio e foi elogiada por diversas entidades que defendem os direitos das pessoas com deficiência, pois representa um avanço na garantia de acessibilidade e inclusão. Agora cabe aguardar os próximos passos da tramitação e a futura aplicação do projeto de lei, que tem o potencial de trazer benefícios significativos para a comunidade de pessoas com deficiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo