População das Ilhas Comores vai às urnas em disputa para escolha do novo presidente neste domingo (14), com atual mandatário como favorito.

Neste domingo (14), a população das Ilhas Comores vai às urnas escolher seu novo presidente em uma disputa na qual o atual mandatário, Azali Assoumani, é o favorito para um terceiro mandato contra uma oposição dividida. A abertura das seções eleitorais aconteceu pouco depois das 7h locais (3h em Brasília), nas três ilhas localizadas no Oceano Índico – Grande Comore, Anjouan e Mohéli – que constituem este país pobre de 870 mil habitantes.

O coronel Azali chegou ao poder pela primeira vez em 1999, através de um golpe de Estado, e voltou ao comando em 2016, governando o arquipélago com mão de ferro desde então. Em 2019, Azali foi reeleito com 60% dos votos no primeiro turno, apesar dos resultados contestados, pois prendera ou levou muitos de seus opositores ao exílio.

Se for reeleito, Azali permanecerá no poder até 2029, segundo noticiado. Na semana que antecedeu as eleições, os candidatos da oposição denunciaram irregularidades, especialmente na publicação das listas eleitorais, enquanto algumas organizações da sociedade civil se dispuseram a proteger o voto da população participando das seções.

As expectativas em torno do pleito são altas e os resultados devem ser publicados na próxima semana. Em entrevista à AFP, Assoumani disse estar confiante em que vencerá no primeiro turno e afirmou que tanto Deus quanto o povo comoriano decidirão o seu destino nas eleições.

Portanto, o quadro político nas Ilhas Comores está movimentado, e os rumos do país nas próximas décadas estão em jogo. A atenção de todo o mundo está voltada para a realização das eleições e os desdobramentos que ocorrerão nos próximos dias. Acompanhemos atentamente esse processo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo