Relatório do Departamento de Justiça dos EUA aponta “falhas críticas” da polícia do Texas em ataque a tiros em escola.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um relatório nesta quinta-feira apontando “falhas críticas” por parte da polícia do Texas em sua intervenção no ataque a tiros que resultou na morte de 19 crianças e dois professores em 2022. De acordo com o relatório, a polícia falhou em agir prontamente diante do caso de tiro ativo, o que resultou em um atraso significativo na neutralização da ameaça.

O ataque ocorreu em uma escola fundamental de Robb em Uvalde, no sul do país, e apesar dos esforços dos primeiros agentes que chegaram ao local e agiram de acordo com os protocolos iniciais, a resposta policial foi considerada um fracasso. Os agentes permaneceram do lado de fora da sala de aula onde ocorreu o ataque por mais de uma hora, enquanto as crianças agonizavam ou estavam mortas em seu interior. Além disso, a polícia enfrentou uma cascata de falhas, incluindo a falta de uma estrutura de comando de incidentes para orientar os socorristas.

A falha em agir prontamente resultou em um período de agonia prolongado para as vítimas, com estudantes e professores lutando para sobreviver enquanto os agentes da lei permaneciam do lado de fora. Consequentemente, o chefe de polícia do distrito escolar de Uvalde foi demitido em agosto de 2022.

O relatório detalha ainda a falta de liderança, treinamento e políticas deficientes que contribuíram para a incapacidade da polícia de lidar de maneira eficaz com a situação. Em resposta ao ataque, o presidente Joe Biden instou o Congresso a aprovar leis para prevenir tiroteios, enfatizando a necessidade de regulamentações mais rigorosas para a compra de armas, especialmente fuzis de assalto.

Nesse contexto, os defensores da reforma do controle de armas conseguiram uma vitória limitada com a aprovação de uma legislação que exige verificações mais rigorosas de antecedentes para compradores jovens. No entanto, a persistência da epidemia de violência armada nos Estados Unidos destaca a influência dos lobbies contrários à implementação de controles mais rígidos sobre o uso e a compra de armas.

Como se vê, o relatório do Departamento de Justiça tece duras críticas à atuação da polícia do Texas e lança luz sobre a necessidade urgente de reformas para conter a violência armada no país. No entanto, cabe destacar que o documento não aborda o agressor do ataque, em respeito às famílias das vítimas, mas fornece uma análise detalhada das deficiências da resposta policial ao trágico episódio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo