Menino Enrico, de 5 anos, luta contra Distrofia Muscular de Duchenne e precisa de remédio milionário para sobreviver

Menino de 5 anos diagnosticado com doença degenerativa necessita de remédio milionário para combater a doença. Enrico luta contra a Distrofia Muscular de Duchenne, uma condição genética ligada ao cromossomo X que afeta predominantemente meninos. O tratamento aprovado nos Estados Unidos é avaliado em R$ 15 milhões e é a esperança da família do garoto e de todos que se solidarizaram com sua luta.

Com a doença, os portadores nascem sem qualquer sintoma aparente, até que surge a dificuldade para andar. Progressivamente, a fraqueza muscular afeta os movimentos do corpo, causando a ruptura de fibras musculares durante as contrações, o que enfraquece os músculos e pode provocar a morte das células musculares. A expectativa é de que aos 12 anos a criança perca a capacidade de andar, caso a doença não seja tratada.

Segundo os médicos, não há cura para a doença, apenas tratamentos que controlam os sintomas. No entanto, o medicamento milionário em teste nos Estados Unidos traz a promessa de impedir a progressão da Distrofia Muscular de Duchenne com apenas uma dose.

A droga chamada Elevidys pode atuar retirando o RNA de um vírus e aplicando no lugar uma material genético diferente capaz de produzir a proteína distrofina, que está em falta no organismo de Enrico. Ainda em fase experimental, o tratamento é a grande esperança para a família do menino, que enfrenta uma corrida contra o tempo, já que o medicamento só pode ser ministrado em crianças de até seis anos.

A mobilização, promovida por diversas personalidades e famosos sensibilizados com a história de Enrico, busca arrecadar os R$ 15 milhões para o tratamento, que tem como objetivo principal garantir uma melhor qualidade de vida para o menino. Com o medicamento, a ideia é que Enrico consiga superar os desafios trazidos pela doença e, assim, ter a chance de uma vida mais saudável e sem a limitação imposta pela Distrofia Muscular de Duchenne.

A corrida pela arrecadação do montante necessário para o tratamento de Enrico permanece como uma das pautas mais relevantes na busca do tratamento da doença. A mobilização em torno da história do menino, que mobilizou um batalhão de famosos e despertou a solidariedade de milhares de pessoas em todo o país, é a grande esperança para alavancar a sua luta contra a Distrofia Muscular de Duchenne.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo