Psicanalista francês acusado de agressões sexuais durante sessões de hipnose por mulheres corajosas.

O influente psicanalista francês Gérard Miller está sendo acusado por três mulheres de agressões sexuais e até mesmo de estupro. As denúncias vieram à tona em uma investigação publicada no site da revista Elle nesta quarta-feira (31). Entre as acusadoras está a jornalista e diretora de teatro Muriel Cousin, que relatou ter sido vítima de toques impróprios durante uma sessão de hipnose em 1990, quando ela tinha 23 anos. Cousin não apresentou queixa na época porque, segundo ela, não era comum fazer isso naquela época. Outra vítima denunciou ter sido estuprada durante uma sessão de hipnose em 2004, aos 19 anos, depois de participar de um programa de televisão com o psicanalista.

Um terceiro relato apresentado pela revista Elle é o de uma mulher que trabalhava como babá para Miller em 1993, quando tinha 19 anos, e disse ter sido agredida sexualmente quando ele a levou de volta para casa em seu carro. Segundo a matéria, uma atriz do filme “Terminale” (1998), do qual Miller foi roteirista, também teria sido vítima de agressão sexual durante uma sessão de hipnose na casa do psicanalista.

Gérard Miller nega as acusações, alegando que nunca forçou ninguém e que, com todas as mulheres, acredita que elas não quiseram pôr um fim à situação, pois, caso contrário, ele teria parado naquele momento. Miller também afirmou que nunca praticou hipnose em seu consultório ou em sua casa, apenas em público, e que o que acontecia em ambientes privados eram apenas “testes básicos”.

Além dessas acusações, recentemente veio à tona uma entrevista de 2011 em que Miller aparece conciliador enquanto o cineasta francês Benoît Jacquot falava de suas relações com jovens atrizes, entre elas Judith Godrèche, na época menor de idade. Miller teve que se justificar em uma entrevista à France 5 no início de janeiro, declarando que hoje não poderia realizar o mesmo filme por conta do “estado de cegueira coletiva” que não permite mais determinados comportamentos.

Diante das acusações, Gérard Miller terá que se explicar diante da justiça e enfrentar as consequências das denúncias que pesam sobre ele. A sociedade aguarda por um desfecho justo e que traga alívio para as vítimas desses supostos crimes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo