Recuperação do mercado de trabalho nos EUA provoca turbulência no mercado financeiro internacional, com dólar em alta e bolsa em queda.

A recuperação do mercado de trabalho nos Estados Unidos gerou uma série de repercussões no mercado financeiro internacional. O dólar fechou em alta, atingindo o segundo maior valor do ano, enquanto a bolsa de valores registrou uma queda de mais de 1%, atingindo o menor nível em 11 dias.

O dólar comercial encerrou o dia sendo vendido a R$ 4,968, com um aumento de R$ 0,053 (1,08%). Essa alta foi atribuída à divulgação da abertura de 353 mil vagas de trabalho nos Estados Unidos no mês de janeiro. Este valor representa o maior patamar desde 22 de janeiro, acumulando um crescimento de 2,37% no ano de 2023.

Por sua vez, o índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 127.182 pontos, registrando uma queda de 1,01%. Este é o menor patamar desde 22 de janeiro e acumula uma diminuição de 1,38% na semana. As ações de petroleiras, mineradoras e varejistas foram as principais responsáveis pela queda nesta sexta-feira.

A preocupação dos investidores em relação ao bom desempenho do mercado de trabalho norte-americano está relacionada ao adiamento do início da queda dos juros nos Estados Unidos. O Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) manteve as taxas básicas da maior economia do mundo em uma banda entre 5,25% e 5,5%, indicando que as taxas apenas devem cair em maio.

A manutenção de juros elevados em economias desenvolvidas tem como consequência a fuga de capitais de países emergentes como o Brasil. A expectativa de que o Fed adie o início da queda dos juros tem impacto direto na valorização do dólar e na queda da bolsa de valores em economias em desenvolvimento.

Diante desse cenário, os investidores seguem atentos às movimentações do mercado financeiro e às sinalizações do Federal Reserve, em busca de orientações para suas estratégias de investimento.

Esta matéria foi desenvolvida com base em informações fornecidas pela agência Reuters.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo