Presidente Lula cancela participação em evento da FAO na Etiópia devido à ausência de chefes de Estado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma agenda cancelada nesta semana ao tentar participar de um evento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Adis Abeba, capital da Etiópia. A reunião, que discutiria o financiamento para a segurança alimentar a países afetados pela mudança climática, teve a participação de diversos chefes de Estado e de Governo africanos cancelada devido a uma reunião emergencial para discutir as tensões entre Ruanda e a República Democrática do Congo.

Com a ausência das autoridades africanas, o presidente Lula acabou jantando na residência oficial do embaixador brasileiro na Etiópia, Jandyr Ferreira dos Santos. O mediador designado da União Africana para a crise entre Ruanda e a República Democrática do Congo, o presidente de Angola, João Lourenço, convocou a reunião emergencial para debater a situação da RDC, esvaziando assim o encontro da FAO.

Além desse cancelamento, outros compromissos bilaterais de Lula também tiveram que ser desmarcados. O presidente do Quênia, Willian Ruto, teve seu avião atrasado, enquanto o presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, e o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, estavam em outros compromissos e não puderam chegar a tempo para as reuniões programadas.

No entanto, o presidente brasileiro teve uma reunião bilateral com o primeiro-ministro etíope. E neste sábado, Lula tem presença garantida na reunião de cúpula anual da União Africana, onde pretende abordar temas como o incremento das relações comerciais e a pauta prioritária da presidência brasileira no G20: transição energética, combate à desigualdade e à fome, desenvolvimento sustentável e reformulação nos organismos internacionais.

Com uma agenda extensa e imprevistos, o presidente segue firme em seus compromissos na Etiópia, mesmo com as adversidades enfrentadas durante sua passagem pelo continente africano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo