Frente Parlamentar Evangélica emite nota de repúdio às declarações de Lula sobre Israel, que gera pedido de impeachment e reação de Israel.

A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional emitiu uma nota de repúdio nesta segunda-feira às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Israel. Durante uma coletiva de imprensa na Etiópia, Lula comparou a situação em Gaza com o extermínio de judeus pelo governo nazista de Adolf Hitler na Alemanha, classificando-a como “genocídio”.

As falas de Lula provocaram indignação na Frente Parlamentar, que considera que comparar os ataques de Israel ao Hamas com o nazismo é uma ação que causa um “conflito ideológico desnecessário”. O grupo destacou que respeita a presidência da República, mas acredita que declarações desequilibradas comprometem a política internacional de forma “desnecessária”.

Além disso, as declarações de Lula motivaram um pedido de impeachment protocolado por deputados federais da oposição. Diante disso, nesta segunda-feira, o governo de Israel declarou que o petista se tornou ‘persona non grata’ e não seria mais bem-vindo no território até que fizesse uma retratação.

Veja a íntegra da nota de repúdio divulgada pela Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional e do Senado Federal:

1 – Comparar os ataques de Israel ao Hamas com o Holocausto que vitimou 6 milhões de judeus é provocar um conflito ideológico desnecessário;
2 – Israel está exercendo o seu direito de sobreviver diante de um grupo com o objetivo de eliminar os judeus;
3 – Além disso, não é justo exigir que uma nação se mantenha passiva diante de um ataque covarde que estupra e mata jovens, idosos e crianças das formas mais horríveis, além de continuar com a política de se esconder atrás de reféns, civis e inocentes.

Por fim, a FPE destaca que respeita a presidência da República, mas entende que declarações desequilibradas não representam o pensamento da maioria dos brasileiros e comprometem a política internacional de forma desnecessária.

As declarações de Lula e a reação provocada por elas continuam a gerar repercussão e polêmica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo