Prévia da inflação em fevereiro registra aumento de 0,78%, com destaque para aumento nos preços dos cursos regulares

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou um aumento de 0,78% em fevereiro deste ano, de acordo com os dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este índice, que mede a prévia da inflação oficial, ficou acima dos 0,31% registrados em janeiro e dos 0,76% de fevereiro do ano anterior.

O IPCA-15 acumula uma alta de 1,09% no ano e de 4,49% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE. Um dos principais responsáveis pelo aumento da inflação em fevereiro foi o setor de educação, com os cursos regulares apresentando uma alta de 6,13% no período. Esse aumento nos preços é comum no início do ano, quando ocorrem os reajustes nas mensalidades.

Os destaques de alta nos preços dos cursos foram o ensino médio (8,58%), ensino fundamental (8,23%) e pré-escola (8,14%), o que resultou em uma inflação de 5,07% no grupo de despesas com educação na prévia do mês. Em janeiro, esse grupo havia registrado uma variação de apenas 0,39%.

Além do setor de educação, outros oito grupos de despesa apresentaram inflação na prévia de fevereiro. A alimentação e bebidas foi outro destaque, com uma alta de 0,97% no período. Itens como cenoura (36,21%), batata-inglesa (22,58%), feijão-carioca (7,21%), arroz (5,85%) e frutas (2,24%) contribuíram para esse aumento nos preços.

Saúde e cuidados pessoais, comunicação, despesas pessoais, transportes, habitação e artigos de residência também registraram inflação na prévia de fevereiro. O único grupo com deflação de preços foi o de vestuário, com uma queda de 0,39%.

Esses dados mostram um cenário de aumento nos preços em diversos setores, o que pode impactar o bolso dos consumidores nos próximos meses. A inflação, ainda que seja um indicador econômico importante, também reflete as pressões e oscilações que a economia enfrenta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo