Instituto do Autismo inaugura unidade em Caruaru para atender crianças e adolescentes com TEA, prevendo impacto positivo na região.

A cidade de Caruaru está prestes a receber um novo espaço dedicado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Instituto do Autismo (IDA) está em fase de construção da sua sétima unidade em Pernambuco, localizada no bairro Maurício de Nassau, em uma área com mais de mil metros quadrados. A previsão é de que as atividades comecem a ser oferecidas em maio, atendendo aproximadamente 200 famílias.

Atualmente, o IDA já está presente em outras localidades de Pernambuco, como Igarassu e Carpina, além de contar com instalações em quatro bairros do Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Com mais de 900 funcionários nas seis unidades existentes, o instituto atende mais de 500 crianças e adolescentes, oferecendo um ambiente voltado para o desenvolvimento individualizado das habilidades desses indivíduos.

Segundo Kadu Lins, diretor do Instituto do Autismo, o foco das terapias oferecidas nas unidades é promover o aprendizado de novas habilidades, autonomia, atenção, concentração, comunicação, interação e comportamento social. Cada unidade conta com uma equipe transdisciplinar composta por profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, pedagogos e musicoterapeutas.

Dentre as especialidades oferecidas nas unidades do IDA estão a terapia de Análise do Comportamento Aplicada, terapia Cognitiva-Comportamental, integração sensorial, terapia ocupacional, psicomotricidade relacional e funcional, musicoterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia e nutrição. Além disso, são oferecidas terapias na piscina, equoterapia e atividades esportivas ao ar livre.

O diretor Kadu Lins enfatiza a importância do acompanhamento das famílias, com atividades específicas voltadas para elas, visando proporcionar cuidado e atenção também aos responsáveis. Com a inauguração da nova unidade em Caruaru, a expectativa é de ampliar o atendimento e proporcionar mais oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes com TEA na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo