Menina de 7 anos morre vítima de meningite em Pernambuco, primeiro caso fatal em 2024, no bairro do Ibura.

No último dia 17 de janeiro, Pernambuco lamentou a primeira morte por meningite em 2024. A vítima, uma garotinha de apenas 7 anos de idade, residia no bairro do Ibura, localizado na Zona Sul do Recife. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Recife, que divulgou que a criança faleceu após desenvolver gravemente os sintomas da doença.

De acordo com os relatos, a menina começou a apresentar os sintomas no dia 15 de janeiro, incluindo cefaleia, dor abdominal, febre, sufusões hemorrágicas e vômitos. Inicialmente, ela foi atendida em uma policlínica da capital pernambucana, sendo posteriormente encaminhada para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) no dia seguinte.

Após a realização de exames, foi confirmado que a criança estava sofrendo de meningococcemia do sorotipo C, vindo a falecer dois dias depois da visita à clínica. A Secretaria de Saúde da cidade também informou que o cartão de vacina da vítima estava em dia e que o hospital estava acompanhando de perto duas pessoas que tiveram contato direto com a paciente, a fim de identificar sintomas e administrar quimioprofilaxia, se necessário.

A meningite é um processo inflamatório que afeta as meninges, que são as membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Geralmente, a doença é causada por infecções virais ou bacterianas. Para prevenir esse tipo de situação, o SUS oferece a imunização com a vacina Meningocócica C (Conjugada), que deve ser aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço aos 12 meses. Adolescentes e adultos que ainda não foram vacinados também podem receber as doses a qualquer momento. A população deve estar atenta a essas medidas de prevenção para evitar tragédias como essa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo