Trabalhadores petrolíferos venezuelanos exigem inclusão em leilão da Citgo nos EUA: “Prioridade aos trabalhadores, não aos credores”

Trabalhadores petrolíferos da Venezuela exigem inclusão em leilão de ações da refinaria Citgo nos EUA

Os trabalhadores petrolíferos da Venezuela estão se mobilizando para exigir sua inclusão no iminente leilão de ações da refinaria Citgo, subsidiária da estatal venezuelana PDVSA nos Estados Unidos. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Petrolíferos (Sintrapetrol), Juan Ramírez, fez questão de ressaltar a importância da participação dos trabalhadores venezuelanos no processo de liquidação da Citgo, destacando que a prioridade deve ser dada aos funcionários, e não apenas aos credores.

A situação da Citgo tem chamado a atenção não apenas da classe trabalhadora, mas também da comunidade internacional e de organizações de direitos humanos. Os Estados Unidos prorrogaram uma licença que impede que detentores de títulos da PDVSA assumam o controle de mais de 50% das ações da Citgo até meados de abril. Esses títulos foram emitidos em 2016 pelo governo de Nicolás Maduro, e desde então a empresa tem sido alvo de disputas políticas e judiciais.

A liquidação da Citgo, autorizada por um tribunal devido a processos de credores por expropriações e dívidas bilionárias, está prevista para os próximos meses. Tanto o governo quanto a oposição venezuelana têm rejeitado esse processo, enquanto o sindicato dos petroleiros tem apelado para que haja uma revisão na ordem judicial que autoriza o leilão, buscando garantir uma prioridade justa que inclua os trabalhadores demitidos.

Neste contexto de incerteza e tensão, os trabalhadores petrolíferos da Venezuela continuam lutando por seus direitos e por uma participação mais ativa nas decisões que afetam diretamente seu futuro e sustento. A questão da Citgo se tornou um símbolo das complexidades políticas e econômicas que envolvem a indústria petrolífera venezuelana, e a pressão sobre as autoridades americanas e venezuelanas para encontrar uma solução justa e equitativa só tende a aumentar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo