Livro ‘Maria da Penha nas Escolas’ é lançado na Câmara dos Deputados em evento que visa combater violência contra a mulher

Na tarde desta terça-feira (5), a Câmara dos Deputados foi palco do lançamento da nova versão do livro “Maria da Penha nas Escolas”. A obra, que tem como objetivo conscientizar crianças e jovens sobre a importância do combate à violência contra a mulher, foi ampliada e conta a história de vida de Maria da Penha, uma farmacêutica brasileira que se tornou símbolo na luta contra a violência doméstica.

O evento, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, reuniu diversos parlamentares e figuras importantes no cenário político brasileiro. Durante a cerimônia, a historiadora Manoela Barbosa, autora do livro, destacou a importância de levar o debate sobre a violência contra a mulher para além das fronteiras de Goiás, onde o projeto foi idealizado.

“Essa provocação, essa encomenda social chega para nós de uma forma muito degradante, mas através de nossas ações podemos lançar sementes e potencializar transformações locais, em vidas, em famílias e em discursos reais em todos os lugares”, pontuou Manoela Barbosa. A obra, que conta com ilustrações de Zaia Ângelo e versão em braile, também acompanha um Manual do Professor com orientações e sugestões de atividades para serem realizadas a partir da leitura.

Além disso, a deputada Delegada Ione, vice-presidente da Comissão de Defesa da Mulher, expressou sua esperança de que o projeto se espalhe por instituições de ensino em todo o país. “A escola tem um papel fundamental na disseminação de informações e quebra de preconceitos propagados por uma cultura machista e patriarcal”, afirmou a parlamentar.

O lançamento contou com a presença de diversas deputadas, como Laura Carneiro, Maria Rosas, Erika Kokay, e representantes do Ministério das Mulheres, como Ana Rocha. Maria Rosas destacou a importância da cartilha, ressaltando a necessidade de reconstruir o papel da mulher na sociedade de forma democrática e respeitosa.

Diante da realidade de um país marcado pela cultura machista, a iniciativa de levar o debate para as escolas se mostra como um passo importante na conscientização da sociedade e na promoção de uma cultura de respeito e igualdade. Com o empenho de autoridades e profissionais engajados, a esperança é que o livro “Maria da Penha nas Escolas” possa alcançar cada vez mais jovens e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo