Nicolás Maduro comemora convocação de eleições na Venezuela para 28 de julho e promete grande vitória em campanha.

O presidente venezuelano Nicolas Maduro demonstrou entusiasmo com o anúncio da convocação de eleições para 28 de julho, feito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) nesta terça-feira. Maduro, candidato à terceira reeleição, celebrou a decisão e declarou que o povo venezuelano voltará a travar sua batalha em busca de uma grande vitória.

Embora não tenha confirmado oficialmente sua candidatura, Maduro destacou que a convocação das eleições respeita os acordos alcançados por meio de diálogos inclusivos intermediados por países como Noruega, México e Barbados. Esses acordos tinham inicialmente estipulado a realização das eleições apenas no segundo semestre de 2024, com observação internacional.

O presidente do CNE, Elvis Amoroso, anunciou que a data escolhida foi aprovada por unanimidade. O período de inscrição de candidaturas será de 21 a 25 de março, e a campanha eleitoral ocorrerá de 4 a 25 de julho. O anúncio das eleições coincidiu com o 11º aniversário da morte de Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela, e a data das eleições também coincide com o seu aniversário.

Maduro lançou o programa social “Hugo Chávez Frías”, em uma cerimônia realizada em Caracas, com o objetivo de combater a desigualdade que, segundo ele, foi agravada pelas sanções americanas. O programa inclui a distribuição de 6,2 milhões de pares de calçados e 1 milhão de colchões.

O anúncio das eleições na Venezuela ganhou destaque internacional, com diversos veículos de imprensa repercutindo a decisão do CNE. A comunidade internacional acompanha de perto o desenrolar desse processo eleitoral, que promete ser crucial para o futuro político do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo