Nível do Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e chega a 17,84 metros em Rio Branco, afetando mais de 100 mil pessoas

O Rio Acre atingiu um nível preocupante nesta terça-feira (5), ultrapassando a cota de transbordo e chegando a 17,84 metros na capital acriana, Rio Branco. A Defesa Civil do estado alertou que 19 dos 22 municípios estão em situação de emergência devido às cheias, afetando mais de 100 mil pessoas em todo o estado.

Essa é a segunda maior marca registrada desde que as medições começaram em 1971, superando os 18,40 metros alcançados em 2015. A gravidade da situação levou os ministros de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a visitarem o estado e discutirem medidas com as autoridades locais.

Durante a visita, foi destacada a importância da colaboração entre os governos federal, estadual e municipal, com a liberação de verbas para auxiliar os municípios atingidos. Mais de R$ 24 milhões serão disponibilizados para a compra de alimentos, água, combustível e outros itens essenciais.

Os ministros também inspecionaram os abrigos que estão no Parque de Exposições em Rio Branco, onde quase 3 mil pessoas estão sendo atendidas. A capital acriana enfrenta um cenário crítico, com mais de duas mil pessoas desabrigadas, 1.616 desalojadas e 50 bairros afetados pelas enchentes.

A previsão do tempo indica que as condições de chuva devem persistir, com céu nublado e pancadas de chuva em toda a região. O Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) alerta para a continuidade do fluxo de umidade sobre o sul da Amazônia, mantendo o risco de mais chuvas nas próximas horas.

Diante desse cenário preocupante, as autoridades locais trabalham para mitigar os impactos das enchentes, com ações de limpeza e desobstrução das áreas afetadas. A população precisa estar atenta e seguir as orientações das autoridades para garantir a sua segurança diante da situação de emergência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo