Marina Silva defende justiça climática e destaca responsabilidade dos países desenvolvidos no financiamento das medidas contra mudanças climáticas.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, marcou presença em um evento sobre “Justiça climática em tempos de transformação”, realizado no Museu do Amanhã, localizado na região central do Rio de Janeiro. Durante o evento, Marina destacou a importância de os países desenvolvidos, que se beneficiaram no passado com a emissão de gás carbônico, financiarem as medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Em suas declarações, a ministra frisou que a justiça climática passa pela ideia de que aqueles que mais impactaram o meio ambiente e geraram mais emissões de CO2 devem arcar com uma responsabilidade maior em comparação àqueles que causaram menos danos. Marina ressaltou a necessidade de compensação financeira e tecnológica para os países que contribuíram menos para o problema.

Ao mencionar a importância da atuação dos países do G20 no combate às mudanças climáticas, a ministra afirmou que é fundamental que todas as nações façam a sua parte para beneficiar a humanidade como um todo. Ela destacou que a ciência e a sociedade civil têm desempenhado um papel fundamental no enfrentamento às emergências climáticas, enquanto governos e empresas ainda estão em déficit nesse sentido.

Marina Silva enfatizou que a agenda da transformação tem sido cada vez mais relevante, destacando a necessidade de um modelo de desenvolvimento que vá além da mitigação e adaptação, abordando a necessidade de mudanças profundas para enfrentar os desafios climáticos de forma eficaz.

Diante desse cenário, a ministra ressaltou a importância de agir de forma decisiva e transformadora, superando as questões emergenciais e buscando soluções sustentáveis a longo prazo. A preocupação da ministra com a justiça climática e a busca por medidas efetivas para lidar com as mudanças climáticas foram temas centrais de sua participação no evento no Museu do Amanhã.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo