Presidente da Turquia, Erdogan, menciona possível saída do poder após mais de duas décadas, declarando que as eleições municipais serão as últimas.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, surpreendeu ao mencionar pela primeira vez a possibilidade de sair do poder após mais de duas décadas. Em um discurso nesta sexta-feira (8), ele declarou que as eleições municipais que acontecerão em março serão as “últimas” para ele.

Durante uma concentração da Fundação Turca para a juventude (TÜGVA), Erdogan, de 70 anos, afirmou que as eleições de 31 de março marcarão o fim de sua carreira política. Ele ressaltou que o resultado dessas eleições representará a transferência de confiança para seus sucessores.

Erdogan começou sua trajetória política como primeiro-ministro em 2003 e assumiu a presidência em 2014. O presidente agora sinaliza que está preparado para encerrar esse ciclo e dar espaço para novas lideranças emergirem na Turquia.

O principal objetivo do partido de Erdogan, o conservador Justiça e Desenvolvimento (AKP), é retomar o controle de Istambul, que é a maior cidade e centro econômico do país. Em 2019, a cidade passou para as mãos da oposição, o que foi considerado uma derrota para Erdogan, que já havia sido prefeito de Istambul nos anos 1990.

A declaração de Erdogan levanta especulações sobre quem poderá ser seu possível sucessor e como a política turca poderá se reconfigurar após a sua saída. A mudança de liderança em um país estratégico como a Turquia tem o potencial de impactar a região e gerar repercussões em âmbito internacional.

Diante desse cenário político em transformação, os próximos meses serão decisivos para o futuro da Turquia e para a influência de Erdogan no país. Resta aguardar para ver como os eleitores turcos vão reagir a essa mudança anunciada pelo presidente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo