Eleições legislativas de Portugal: projeções indicam alta abstenção e disputa entre PS e PSD para escolha de 230 deputados

Neste domingo (10), encerrou-se o processo eleitoral das eleições legislativas de Portugal, que tinham como objetivo eleger 230 deputados para a Assembleia da República. De acordo com as projeções das televisões, a abstenção nessas eleições deve variar entre 32% e 46,5% dos 10,8 milhões de eleitores habilitados a votar.

O horário de votação foi encerrado às 19h no continente português e na Madeira, enquanto nos Açores a votação se estendeu até uma hora depois, devido à diferença de fuso horário. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Administração Interna, até as 16h, cerca de 51,96% dos eleitores já haviam comparecido para votar, uma porcentagem superior à registrada nas últimas eleições legislativas.

Os eleitores estavam aptos a eleger um total de 230 deputados em 22 círculos eleitorais, distribuídos entre Portugal continental, Açores, Madeira, Europa e fora da Europa. O pleito eleitoral deste ano foi antecipado devido à renúncia do primeiro-ministro António Costa, do Partido Socialista, em meio a uma investigação de corrupção que ocorreu há quatro meses. Essas eleições marcaram o confronto entre os dois partidos que têm se alternado no poder desde o fim da ditadura fascista em Portugal, o Partido Socialista e o Partido Social Democrata.

Com base nas agências Lusa e Reuters, os resultados eleitorais são aguardados com grande expectativa, uma vez que podem definir o futuro político do país nos próximos anos. A participação dos eleitores, apesar das circunstâncias, foi expressiva, evidenciando a importância e o interesse da população portuguesa nas decisões políticas que afetam o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo