Astronautas iniciam viagem de retorno à Terra após missão de seis meses na Estação Espacial Internacional.

Quatro astronautas finalizaram sua missão na Estação Espacial Internacional (ISS) e começaram sua jornada de retorno à Terra na última segunda-feira (11). Liderados pela astronauta americana Jasmin Moghbeli, o módulo Crew-7 da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, chegou à plataforma de pesquisa em agosto do ano passado através de um foguete Crew Dragon, da empresa privada SpaceX, pertencente ao bilionário Elon Musk.

Neste dia, a mesma nave espacial se desacoplou com o dinamarquês Andreas Mogensen, o japonês Satoshi Furukawa e o russo Konstantin Borisov a bordo. Moghbeli, em sua primeira viagem ao espaço, destacou a importância da parceria internacional que possibilitou a construção da ISS na década de 1990, considerando-a um exemplo do que pode ser alcançado quando se trabalha em conjunto.

A Nasa e a SpaceX têm programado o pouso da nave para as 5h35, horário local da Flórida (6h35 no horário de Brasília) na terça-feira. É importante ressaltar que a cooperação no setor aeroespacial é um dos poucos pontos de colaboração entre os Estados Unidos e a Rússia nos dias atuais, especialmente após os eventos decorrentes da invasão da Ucrânia pelo governo de Vladimir Putin em 2022.

Durante a missão, os membros do Crew-7 realizaram experimentos científicos, incluindo atividades como a coleta de amostras durante caminhadas espaciais e a avaliação dos efeitos da microgravidade no envelhecimento e na regeneração do fígado. Essa missão é a sétima da Nasa na ISS em colaboração com a SpaceX, e a primeira aconteceu em 2020, enquanto a mais recente, Crew-8, foi lançada em 4 de março.

A expectativa é que a nave aterrisse com sucesso e que os astronautas retornem em segurança após essa importante e produtiva missão na Estação Espacial Internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo