Clube de Leitura do CCBB RJ promove debate sobre literatura negra feminina no Brasil em evento de abertura pela curadora Suzana Vargas.

O Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) está prestes a iniciar suas atividades anuais, com o primeiro encontro marcado para o próximo dia 13. O tema escolhido para a estreia deste ano será a literatura negra feminina no Brasil, em homenagem ao mês da mulher. A curadora do clube, Suzana Vargas, que é poeta, ensaísta, escritora, professora e mestre em teoria literária pela UFRJ, destacou que a proposta é refletir sobre a questão de gênero e cor na literatura.

O evento contará com a participação de duas escritoras negras renomadas: Marilene Felinto, autora de “As Mulheres de Tijucopapo”, e Eliana Alves Cruz, autora de “O Crime do Cais do Valongo”. Além disso, a poeta e filósofa Viviane Mosé participará do debate, levantando questões sobre a possibilidade de uma mulher escrever como homem e vice-versa, bem como as características de uma literatura feminina ou negra.

Os encontros do Clube de Leitura do CCBB RJ serão gravados e disponibilizados posteriormente no canal do Banco do Brasil no YouTube. Para o encontro de abertura, os participantes puderam escolher, por votação popular, entre os livros das autoras convidadas. Marilene Felinto, pernambucana e jornalista, ganhou diversos prêmios por sua obra “As Mulheres de Tijucopapo”, que aborda a história de uma batalha entre mulheres e holandeses no século 17.

Já Eliana Alves Cruz, jornalista, roteirista e escritora, apresenta em seu livro “O Crime do Cais do Valongo” um romance histórico policial que retrata a história do Rio de Janeiro escravocrata. A curadora do clube ressaltou a importância de discutir a literatura feminina negra, considerando a relevância atual das questões de negritude, diversidade e feminismo na produção literária contemporânea no Brasil.

O Clube de Leitura do CCBB RJ terá ao todo dez encontros programados para este ano, abordando diferentes temas e convidados, com debates envolvendo escritores, pesquisadores, artistas e público interessado em literatura. A programação inclui discussões sobre caminhos indígenas, escritores clássicos brasileiros, além de temas como diversidade e literatura LGBTQ+. O evento promete ser uma oportunidade enriquecedora para os amantes da leitura e da cultura brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo