Vendas financiadas de veículos crescem 30,7% em fevereiro, mas caem 6,6% em relação a janeiro, segundo dados da B3.

As vendas financiadas de veículos tiveram um aumento significativo em fevereiro, totalizando 525 mil unidades, entre novos e usados, em todo o país, de acordo com dados da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). Esse número representa um crescimento de 30,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, porém uma queda de 6,6% em relação a janeiro.

Para Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, os números positivos registrados nos dois primeiros meses do ano indicam uma continuidade na recuperação do setor automobilístico, começando a ser percebida no segundo semestre de 2023. Ele destaca que a queda em relação ao mês anterior pode ser atribuída à quantidade de feriados no período, impactando a média de veículos financiados por dia útil.

No segmento de autos leves, houve um aumento de 26,2% em comparação com fevereiro de 2023, mas uma queda de 10,5% em relação a janeiro. Já o financiamento de veículos pesados apresentou crescimento de 24,4% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 6,1% em comparação com janeiro. O número de financiamentos de motos também teve um aumento significativo, sendo 45,8% maior do que em fevereiro de 2023 e 3,2% em relação a janeiro.

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos alcançaram a marca de 1 milhão de unidades, representando um aumento de 28,8% em comparação com o mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 243 mil unidades a mais. Além disso, esse é o melhor desempenho para os dois primeiros meses do ano desde 2012.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional. Esse sistema desempenha um papel fundamental no monitoramento e controle das operações de financiamento de veículos no mercado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo