Milicianos de alta periculosidade transferidos para presídio federal em megaoperação sem incidentes no Rio de Janeiro.

O miliciano Luiz Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho, e o também miliciano Marcelo de Luna Silva, apelidado de Boquinha, foram transferidos da Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu 1) para a Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A transferência dos acusados de integrar a principal milícia da zona oeste do Rio foi determinada pela Justiça, visando aumentar a segurança e interromper o comando que os criminosos exercem mesmo estando presos.

A operação de transferência contou com a participação de 16 policiais penais do Serviço de Operações Especiais, do Grupamento de Serviços de Escolta, e cinco viaturas da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio, conforme informado pelo governo estadual. Os agentes escoltaram Zinho até o Aeroporto Santos Dumont, onde ele foi entregue a policiais da Secretaria Nacional de Políticas Penais responsáveis por levá-lo até a penitenciária de Mato Grosso do Sul.

O governador do Rio, Cláudio Castro, destacou a eficiência da operação que foi realizada sem incidentes. Ele ressaltou que a transferência de lideranças de milícias e facções para presídios em outros estados contribui para interromper a cadeia de comando que esses criminosos ainda mantêm mesmo atrás das grades. A secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, enfatizou a integração entre os órgãos do estado e do governo federal na ação, visando prevenir que essas lideranças continuem se articulando para cometer crimes.

Luiz Antônio da Silva Braga foi preso em 24 de dezembro de 2023, após se entregar à Superintendência da Polícia Federal no Rio. Ele é apontado como responsável por comandar os ataques na zona oeste no final do ano passado, quando havia 12 mandados de prisão contra ele. O governo fluminense informou que, nos últimos meses, 18 presos de alta periculosidade foram transferidos para presídios federais em operações conjuntas de segurança, mostrando a eficácia da atuação integrada entre as diversas forças de segurança do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo