Sede do Ministério da Saúde Pública no Uruguai é fechada devido à presença de morcegos, espécie protegida que transmite doenças zoonóticas.

O Ministério da Saúde Pública (MSP) do Uruguai teve que fechar sua sede em Montevidéu devido à presença de morcegos no prédio. Esses mamíferos, apesar de serem uma espécie protegida e com importante função no controle de pragas, também podem transmitir diversas doenças zoonóticas. Por conta disso, a pasta determinou que todos os seus funcionários realizassem trabalho remoto enquanto são tomadas medidas para remover os morcegos, já que eles não podem ser exterminados de acordo com a lei.

Segundo comunicado do ministério, essa situação pode ter sido desencadeada pelo desmantelamento de uma colônia de morcegos próxima ao prédio, o que teria levado os animais a buscarem abrigo na sede da MSP. Vídeos circularam nas redes sociais mostrando morcegos voando pelos corredores do prédio, lembrando cenas de filmes ou histórias em quadrinhos do Batman.

Em entrevista ao Channel 4, o biólogo Germán Botto explicou que as fortes chuvas dos últimos dias podem ter forçado as colônias de morcegos a procurarem novos abrigos, e que muitas espécies migratórias iniciam suas rotas nessa época do ano. Vale ressaltar que há um ano, um morcego infectado com o vírus da raiva foi encontrado no centro de Montevidéu, o que levou o MSP a solicitar que o público respeite esses animais, mesmo que peça para não manuseá-los com as mãos desprotegidas e manter os animais de estimação imunizados contra a raiva.

Dessa forma, o Ministério da Saúde Pública do Uruguai está lidando com a presença indesejada dos morcegos em suas dependências, buscando uma solução que respeite a vida desses animais protegidos, mas garantindo a segurança e a saúde de seus funcionários e da população em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo