Iniciativa do Centro de Educação Ambiental no Paulista transforma visão dos jovens sobre o meio ambiente através de projeto educacional completo.

No município do Paulista, uma importante iniciativa educacional está sendo destaque por sua relevância em mudar a percepção dos jovens em relação ao mundo ao seu redor. O Centro de Educação Ambiental, localizado na Central de Tratamento de Resíduos da Mirueira, vem desenvolvendo um projeto inovador voltado para alunos e pesquisadores das redes pública e privada.

Este projeto tem como principal objetivo estimular os visitantes a adotarem hábitos corretos de descarte, demonstrando ações práticas que estão em andamento no local, como o processo de remediação ambiental e o projeto paisagístico em execução. Além disso, os participantes têm a oportunidade de compreender o funcionamento operacional da limpeza urbana, aterro e coleta seletiva.

Sob a orientação do engenheiro ambiental Rodolfo Amorim, as atividades oferecem uma experiência enriquecedora aos estudantes, que inclui a visita à oficina mecânica, observação do processo de coleta de pneus e a transformação destes em objetos de decoração coloridos, afastando o risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue.

Segundo o engenheiro, a proposta visa formar cidadãos conscientes, indo além da teoria e proporcionando uma vivência prática por meio de visitas de campo e palestras elaboradas. Desta forma, os participantes conseguem compreender a importância da coleta responsável de resíduos, destacando a relevância do reaproveitamento para minimizar os impactos ao meio ambiente.

As visitas ao Centro de Educação Ambiental ocorrem às quartas e sextas-feiras, nos horários da manhã e tarde, e devem ser agendadas previamente através dos contatos disponibilizados. Essa iniciativa tem contribuído significativamente para a conscientização e educação ambiental dos jovens, promovendo assim uma visão mais sustentável e responsável em relação ao meio ambiente e aos resíduos produzidos pela sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo