Projeto de lei propõe pena para plagiarismo e venda de trabalhos acadêmicos, destaca relator na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa combater o plágio e a comercialização de trabalhos acadêmicos, com possíveis penalidades de detenção ou multa. A medida, proposta pelo deputado Mersinho Lucena (PP-PB), pretende coibir práticas antiéticas que prejudicam o sistema educacional.

De acordo com o texto aprovado, aqueles que plagiar ou tentarem lucrar de forma direta ou indireta com trabalhos acadêmicos poderão enfrentar uma pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. A exceção fica por conta dos serviços de revisão linguística e normas da ABNT.

O relator do projeto, Mersinho Lucena, enfatizou a gravidade do plágio e da comercialização de trabalhos acadêmicos, destacando que tais práticas representam uma violação dos direitos autorais e prejudicam a confiabilidade dos sistemas de avaliação educacional.

O substitutivo proposto pelo deputado estabelece que a punição será aplicada apenas àqueles que tenham conhecimento de que os trabalhos foram produzidos de forma fraudulenta ou contêm plágio.

O próximo passo para a aprovação da medida é a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de seguir para votação no Plenário.

A iniciativa recebeu apoio de diversos parlamentares e especialistas em educação, que consideram essencial proteger a integridade acadêmica e incentivar práticas éticas no ambiente educacional.

Em um cenário onde o plágio e a venda de trabalhos acadêmicos têm se tornado cada vez mais recorrentes, a aprovação deste projeto de lei é vista como um importante passo para garantir a qualidade e a originalidade no meio acadêmico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo