Brasileiros preocupados com a falta de água e a má gestão dos recursos hídricos, aponta pesquisa da TNC Brasil

Um levantamento realizado pela The Nature Conservancy (TNC) Brasil revelou que a maioria dos brasileiros apresenta uma avaliação negativa em relação ao cuidado da água disponível no país. Segundo a pesquisa intitulada A Percepção dos Brasileiros sobre Segurança Hídrica, divulgada no Dia Mundial da Água, 73% dos entrevistados consideram a água um recurso natural muito utilizado e pouco cuidado.

Dentre os dados levantados, 58% da população brasileira demonstra muita preocupação com a falta de água. O consumo excessivo e o desperdício são apontados por 27% dos entrevistados como os principais responsáveis por esse problema, seguidos pelas mudanças climáticas, citadas por 21% dos entrevistados.

A pesquisa também revelou que a percepção das pessoas em relação à escassez de água varia de acordo com o nível de escolaridade. Indivíduos menos escolarizados tendem a atribuir a falta de água à escassez de chuvas, enquanto aqueles com maior grau de instrução enfatizam os problemas de gestão.

Além disso, a pesquisa apontou que 68% da população acredita que é fundamental evitar o desperdício de água como uma das principais medidas que as empresas devem adotar para proteger as nascentes e bacias hidrográficas.

O levantamento, que contou com a participação de 1.499 pessoas de diferentes regiões do Brasil, teve como objetivo avaliar o entendimento da população sobre a importância da conservação da natureza para garantir a proteção dos recursos hídricos, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.

Em relação às preocupações com o meio ambiente, os brasileiros demonstraram prioridade em questões relacionadas a eventos climáticos extremos, como secas e enchentes, apontando isso como a principal preocupação ambiental, com 83% das citações.

No que diz respeito às soluções, a recuperação florestal foi indicada por 45% dos entrevistados como a medida mais indicada para garantir a segurança das águas, seguida pela fiscalização das leis (53%) e programas de educação ambiental (50%). A gestão integrada dos recursos hídricos entre governos, sociedade civil e empresas foi apontada por 43% dos entrevistados como a principal medida para garantir a segurança hídrica.

No entanto, a pesquisa apontou que 70% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre os comitês de Bacia Hidrográfica, e dentre os que conhecem, 42% não sabem qual é o seu trabalho. Esses comitês são responsáveis por promover uma gestão descentralizada para aprimorar a qualidade da água, sendo essencial que a população tenha conhecimento sobre o seu papel.

Portanto, os resultados da pesquisa indicam a necessidade de ampliar a conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, assim como a importância da atuação conjunta de diversos setores da sociedade para garantir a segurança hídrica e a sustentabilidade dos recursos naturais no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo