Campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde tem início em quatro regiões do Brasil; Norte adota estratégia diferenciada.

A campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde teve início oficialmente nesta segunda-feira (25) em diferentes regiões do Brasil. Nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a população já pode se imunizar contra a influenza, enquanto na região Norte, a estratégia foi alterada e a vacinação foi realizada entre novembro e dezembro de 2023, levando em consideração as particularidades climáticas locais.

Esta medida de antecipação da campanha de vacinação foi adotada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios, incluindo o influenza, no país. As doses da vacina trivalente, que protege contra três tipos de cepas de vírus em circulação no Brasil, foram distribuídas e várias cidades, como São Paulo, iniciaram a imunização logo na sexta-feira (22). Outros municípios, como no Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Distrito Federal, também já começaram a aplicar as doses nos seus moradores.

A vacinação contra a gripe é de extrema importância, principalmente para os grupos considerados prioritários que possuem maior risco de contrair a infecção e evoluir para formas mais graves da doença. Entre os grupos elegíveis para a vacinação pelo SUS estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, idosos, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e de salvamento, entre outros.

A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas durante a campanha, que visa reduzir a ocorrência de casos graves de gripe e suas complicações nos grupos mais vulneráveis. Portanto, é fundamental que a população esteja atenta aos prazos e locais de vacinação divulgados pelas autoridades de saúde para se proteger contra a influenza neste período de aumento de casos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo