Acordo histórico entre Disney e governador da Flórida encerra disputa sobre parque de atrações nos Estados Unidos.

A gigante do entretenimento Disney e o governador da Flórida, Ron DeSantis, finalmente chegaram a um acordo nesta quarta-feira (27) após uma disputa iniciada em 2022. O impasse entre a empresa e o político republicano foi resolvido com a escolha de uma junta para gerir a área onde fica o parque de diversões da companhia no estado do sudeste dos Estados Unidos.

Essa decisão veio após a Disney criticar uma lei estadual que proíbe o ensino de assuntos relacionados à orientação sexual e identidade de gênero nas escolas da Flórida. Como resposta, DeSantis nomeou uma junta para dirigir o distrito especial concedido à Disney nos anos 1960, onde o parque de diversões está localizado nos arredores de Orlando.

O vice-presidente da junta, Charbel Barakat, expressou otimismo com o acordo, afirmando que é completo e significativo. A Walt Disney World também se pronunciou, mencionando que o acordo beneficia todas as partes envolvidas ao permitir um importante investimento continuado e a criação de milhares de empregos no estado, diretos e indiretos.

Apesar desse entendimento, a Disney e DeSantis ainda têm uma frente legal aberta em um tribunal federal. A companhia recorreu de uma sentença que arquivou um processo contra o governador, acusando-o de agir por “vingança” política. Mas as negociações com a junta estão em curso, sendo que a empresa solicitou o adiamento do caso na expectativa de um acordo.

Ron DeSantis, que é conhecido por suas posições conservadoras, incluindo críticas a empresas e políticos progressistas, desistiu de sua candidatura nas primárias republicanas para as eleições presidenciais. Ele ganhou notoriedade por suas políticas e declarações polêmicas, levando a conflitos como o atual com a Disney. No entanto, o acordo alcançado demonstra um passo em direção à resolução das divergências entre as partes envolvidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo