Projeto de Lei 780/24 propõe retomada de obras de saneamento básico paralisadas – Deputada Flávia Morais é autora da proposta.

Na última quarta-feira (03/04/2024), a Câmara dos Deputados recebeu o Projeto de Lei 780/24, que tem como objetivo autorizar a retomada de obras e serviços de engenharia na área de saneamento básico que foram paralisados ou estão inacabados. A proposta está em processo de análise na Casa Legislativa e visa abranger projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e manejo de recursos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais que foram financiados com recursos federais.

A autora do projeto é a deputada Flávia Morais, do PDT de Goiás, que destacou a importância da proposta em estender medidas previstas em lei ao saneamento básico, possibilitando a repactuação dos valores das obras sob determinadas condições. Segundo a parlamentar, o PL 780/24 contribuirá significativamente para levar água potável, saneamento básico e infraestrutura adequada para milhares de brasileiros.

Além disso, o texto da deputada estabelece que a retomada das obras e serviços será regulamentada por decreto do presidente da República. As novas regras propostas no Projeto de Lei 780/24 serão inseridas na Lei 14.719/23, que já institui um pacto nacional de retomada de cerca de 3,5 mil obras e serviços de engenharia, especialmente nas áreas de saúde e educação.

Os próximos passos do PL 780/24 incluem a análise nas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. A reportagem sobre o tema foi realizada por Janary Júnior, com edição de Marcia Becker.

Com essa proposta legislativa, a expectativa é que mais obras de saneamento básico em todo o país possam ser concluídas e continuem a beneficiar a população, promovendo o acesso à água potável e melhorando as condições de infraestrutura urbana em diversas regiões do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo