Projeto de Lei propõe aumento da pena para crimes contra patrimônio histórico e cultural no Brasil

Na última sexta-feira, dia 04 de abril de 2024, o deputado Rodrigo Valadares apresentou um Projeto de Lei que propõe alterações significativas no Código Penal brasileiro. O PL 811/24 tem como objetivo tratar como dano qualificado o crime de destruir, inutilizar ou deteriorar o patrimônio histórico e cultural nacional, que atualmente não é explicitado na legislação vigente.

De acordo com a proposta, a pena mínima para o crime de dano qualificado seria aumentada de seis meses para um ano. Além disso, a legislação em vigor considera como dano qualificado a destruição do patrimônio da União, dos estados e dos municípios. No entanto, o deputado autor do projeto destaca a importância de proteger o patrimônio histórico e cultural brasileiro de manifestações que possam causar danos e destruições.

“A história e a cultura de nosso País devem ser preservadas e não destruídas, mesmo que os fins das reivindicações sejam justos”, afirmou Rodrigo Valadares. A proposta também prevê alterações na Lei do Fundo Penitenciário Nacional, para destinar as multas aplicadas nestes casos ao órgão que tenha sofrido o ataque.

O Projeto de Lei agora seguirá para análise das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário. A expectativa é que as discussões em torno do PL se intensifiquem nas próximas semanas, à medida que os parlamentares e a sociedade civil se debruçam sobre a importância de proteger o patrimônio cultural do país.

Com estas mudanças propostas, o Brasil pode dar passos importantes na preservação da sua história e cultura, garantindo que o patrimônio nacional seja protegido de forma eficaz para as gerações futuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo