Restauração da escultura “Bailarina” na Câmara dos Deputados recebe visita de pesquisadores para discutir conservação do patrimônio cultural

A Câmara dos Deputados recebeu a visita de 20 pesquisadores de universidades renomadas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais para conhecer as técnicas de restauro e conservação utilizadas na preservação do patrimônio histórico e cultural da Casa. O arquiteto responsável pelo patrimônio edificado da Câmara, Danilo Matoso Macedo, conduziu a visita e destacou a importância do encontro para debater o destino dos acervos brasileiros.

Durante a visita, Danilo Matoso ressaltou a preocupação com a perda da capacidade do país em manter seu valioso patrimônio. Segundo ele, acervos importantes, como os de Lúcio Costa e Paulo Mendes da Rocha, estão sendo “exilados”, resultando na perda de capacidade de preservação dessas obras no Brasil.

O evento contou com a presença de pesquisadores de todo o país que atuam na conservação de arquitetura e urbanismo, trazendo à tona debates relevantes para os dias atuais. O diálogo entre a Câmara dos Deputados, as universidades e os pesquisadores é apontado como fundamental para a preservação do patrimônio cultural.

O professor de arquitetura da Universidade de São Paulo, Hugo Segawa, destacou a importância do reconhecimento de Brasília como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Para Segawa, o trabalho de conservação realizado pela Câmara dos Deputados ganha ainda mais relevância diante desse título.

Durante a visita, os professores tiveram a oportunidade de conhecer o acervo técnico da Câmara, incluindo as plantas históricas do edifício do Congresso Nacional, além de visitarem o Laboratório de Restauro. O encerramento da visita contou com uma palestra ministrada pelo arquiteto Danilo Matoso, que ressaltou a importância da preservação do patrimônio cultural representado pela Câmara dos Deputados.

A iniciativa foi organizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e contou com a participação ativa dos pesquisadores e profissionais envolvidos na conservação do patrimônio brasileiro. A qualidade e dedicação demonstradas pelos técnicos da Câmara impressionaram os visitantes, reforçando a importância do trabalho realizado no local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo