Associações de vítimas pedem mapeamento de danos causados pela Braskem em Maceió: CPI investiga responsabilidade socioambiental da empresa.

Nesta terça-feira (9), representantes de associações de vítimas do desastre ambiental que causou o afundamento do solo em 15 bairros de Maceió (AL) compareceram à CPI da Braskem para pedir que o mapeamento dos danos seja feito pelas autoridades constituídas. O presidente da Associação dos Empreendedores e Vítimas da Mineração em Maceió, Alexandre Sampaio, e o coordenador-geral do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem, Cássio de Araújo Silva, foram ouvidos durante a sessão.

Durante o depoimento, os representantes clamaram por justiça e afirmaram que o diagnóstico ambiental realizado pelas empresas Tetra Tech e Diagonal, ligadas à mineradora Braskem, não considerou corretamente o número real de vítimas afetadas pelo desastre. Eles ressaltaram a importância de um mapeamento imparcial e transparente para garantir uma reparação justa aos prejudicados.

A CPI da Braskem, que investiga os impactos da responsabilidade jurídica socioambiental da empresa, tem como presidente o senador Omar Aziz e como relator o senador Rogério Carvalho. Aziz afirmou durante a sessão que a investigação irá aprofundar-se para garantir que as vítimas sejam devidamente amparadas e que a empresa seja responsabilizada por seus atos.

O coordenador-geral do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem, Cássio de Araújo Silva, destacou preocupações em relação à transferência de propriedade do território afetado para a Braskem, assim como à limitação da responsabilização da empresa apenas ao problema geológico. Ele ressaltou os enormes prejuízos sofridos pela população local, incluindo a perda de estabelecimentos comerciais e serviços essenciais.

Diante da gravidade da situação, Cássio ressaltou a importância da CPI da Braskem e manifestou esperança de que os resultados do colegiado tragam justiça e reparação para as vítimas. A reunião da CPI foi suspensa por uma hora para que o relator pudesse participar de outra reunião do Senado, mas mais informações serão divulgadas em breve.

Em meio a um cenário de indignação e busca por justiça, a população afetada pelo desastre ambiental em Maceió clama por medidas efetivas para garantir reparação e responsabilização dos envolvidos. A expectativa é de que a CPI da Braskem cumpra seu papel de investigação e traga respostas concretas para as comunidades impactadas. O desafio agora é buscar soluções que resgatem a dignidade e os direitos das vítimas, em meio a um contexto de prejuízos irreparáveis e questionamentos sobre a transparência e imparcialidade das investigações realizadas até o momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo