Comissão aprova proposta de complementação de aposentadoria para ex-ferroviários da RFFSA que migraram para outras empresas.

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que beneficia os trabalhadores que migraram da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para outras empresas ferroviárias por meio de sucessão trabalhista, cessão ou transferência. A relatora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei 5374/23, que teve origem em uma sugestão de um sindicato de ferroviários aprovada pela Comissão de Legislação Participativa.

De acordo com a relatora, a inclusão desse benefício na legislação trará mais segurança jurídica aos interessados, apesar de já haver precedentes nesse sentido na jurisprudência. O deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), autor da proposta, defendeu a necessidade de tratamento isonômico entre os empregados que se encontram nessa situação.

Os beneficiados pela proposta serão aqueles que detinham a condição de ferroviário na data imediatamente anterior ao início da aposentadoria, foram admitidos na RFFSA até 21 de maio de 1991 e estejam aposentados de acordo com a legislação previdenciária vigente.

A Rede Ferroviária Federal foi criada em 1957 e privatizada nos anos 90, entrando em processo de liquidação e sendo extinta em 1999. Leis posteriores garantiram a complementação da aposentadoria para os ferroviários admitidos até datas específicas. Atualmente, o cálculo da complementação para aposentados e pensionistas da RFFSA é feito considerando os cargos ativos na Valec, empresa estatal que assumiu o serviço ferroviário da União, além de um adicional por tempo de serviço.

O projeto seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser encaminhado para votação no Plenário. Essa proposta visa beneficiar os profissionais que dedicaram suas vidas ao setor ferroviário e garantir uma aposentadoria mais justa e digna.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo