Pernambuco enfrenta alta nos casos de dengue, registrando a primeira morte em 2024, apontam dados da Secretaria de Saúde.

O estado de Pernambuco registrou mais uma semana de alta nos casos de dengue. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi confirmada a primeira morte pela doença em 2024. A vítima, um homem de 53 anos residente em Tuparetama, no Sertão, faleceu em 17 de março. A SES-PE ressaltou que a confirmação de óbitos por arboviroses passa por uma investigação detalhada, que inclui desde a apuração domiciliar até a análise do histórico do paciente nos serviços de saúde.

O Diretor Geral da Vigilância Ambiental da SES-PE, Eduardo Bezerra, explicou que após a conclusão da investigação, um comitê composto por profissionais de saúde analisa os dados para confirmar a causa suspeita do óbito. O perfil da vítima apontou que o homem não possuía comorbidades e apresentava sintomas como febre, dor articular, cefaleia, entre outros. O diagnóstico foi confirmado por critério laboratorial.

O governo estadual informou que houve uma desaceleração na entrada de novos casos de dengue nas últimas semanas epidemiológicas, com uma diminuição no número de casos prováveis da doença. No entanto, o Boletim Epidemiológico Nº 14 revelou que Pernambuco ainda mantém média incidência de casos, totalizando 17.238 casos prováveis de dengue e 1.236 casos confirmados até o momento.

Para combater a propagação da doença, o Governo de Pernambuco tem se empenhado em realizar campanhas de vacinação contra a dengue em diversos municípios. Na última semana, cidades da Região Metropolitana do Recife receberam doses do imunizante para vacinar a população. No total, 20 municípios foram beneficiados com 65,8 mil doses da vacina, destinadas a pessoas de 10 a 14 anos.

A vacinação é importante, mas o Ministério da Saúde ressalta que a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti ainda é fundamental para controlar a disseminação da dengue. Diante da escassez de doses, o foco continua sendo a prevenção por meio da eliminação dos focos de reprodução do vetor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo